Não meus amigos, garanto que não é nenhum tipo de jogo de loteria, mesmo assim você pode ganhar muito com ele.
LOTO é o acrônimo para lockout e tagout ou em bom português bloqueio e sinalização (etiquetagem).
LOTO portanto, é o procedimento de segurança recomendado para prevenir acidentes, garantindo que o equipamento perigoso seja desligado corretamente e não possa ser reiniciado antes da conclusão dos trabalhos.
Esse procedimento consiste na adoção de proteções e práticas que possibilitem prevenir a liberação de um fluxo de energia indesejado, que possa causar danos à integridade física do trabalhador.
Mas o que é mesmo energia, e quais são os tipos de energia existentes?
Energia é todo tipo de força que gera transformação ou movimento, utilizada para acionamento de máquinas e equipamentos. Na indústria e serviços utilizamos usualmente seis tipos de energia: elétrica, mecânica, hidráulica, pneumática, química e térmica.
E o que é uma energia perigosa?
Energia perigosa é uma energia cujo fluxo tem o potencial para provocar acidentes (lesões, doenças, danos às instalações, agressão ambiental etc.) em decorrência do contato, aproximação ou liberação acidental.
As máquinas e equipamentos, cujo acionamento por pessoas não autorizadas possam oferecer risco à saúde ou integridade física de qualquer pessoa, devem possuir sistema que possibilite o bloqueio de seus dispositivos de acionamento.
Dispositivo de bloqueio: É qualquer dispositivo que previna fisicamente a transmissão ou liberação de energia, evitando o acionamento acidental de um equipamento, sistema ou processo.
Tipos de dispositivos de bloqueio: cadeado de bloqueio, caixa de bloqueio, travamento de válvulas/registros, bloqueio de disjuntores, cabo de bloqueio multiuso, lacre de grupo, flange raquete (para o bloqueio de fluxo – chamada de “figura 8”).
E a etiquetagem?
Etiquetagem ou sinalização é a colocação de um aviso em um dispositivo bloqueador de energia para indicar que o equipamento que está sendo controlado não pode ser utilizado até a sua remoção.
As etapas para bloqueio/etiquetagem devem incluir:
1. Notificar o pessoal afetado antes de iniciar o trabalho de etiquetagem do bloqueio.
2. Desligar o equipamento seguindo o procedimento operacional padrão (POP).
3. Isolar a energia perigosa usando o(s) dispositivo(s) de bloqueio adequados.
4. Aplicar cadeados e etiquetas nos locais apropriados.
5. Dissipar ou restringir a energia armazenada e/ou residual.
6.Verificar se o bloqueio/etiquetagem se certificando de que o equipamento não pode ser ligado acidentalmente.
Decio Wertzner junho/2022