Tensão de passo é a tensão produzida por uma corrente que circula pela terra entre dois pontos separados pela distância correspondente à largura de um passo (considerada igual a 1 m).
Ou seja, imaginem a descarga elétrica de um raio, ou a corrente resultante de um curto circuito fase-terra em uma subestação, essa corrente irá se dissipar pela terra criando no seu percurso uma diferença de potencial entre os pontos percorridos. Enquanto existir a corrente elétrica, haverá uma tensão (diferença de potencial) na zona de escoamento dessa corrente. Caso uma pessoa ou um animal esteja nessa zona de influência, ficará submetido as uma diferença de potencial (tensão de passo) que tanto será maior quanto for a distância entre os membros que tocam o solo.
Dessa forma, a tensão de passo é normalmente fatal para os animais de quatro patas, pois eles têm a tendência de se proteger de tempestades sob arvores, que como sabemos funcionam como para-raios em campos abertos. O raio escoando pela terra criará uma diferença de potencial que induzirá um corrente que irá circular entre as patas dianteiras e traseiras dos animais, atingindo o coração e provocando sua morte.
E quanto a fios ou cabos de alta tensão caídos no chão, eles também oferecem risco com relação à tensão de passo?
O que se recomenda, é que em situações em que você encontre fios partidos em contato com o solo, não se aproxime do ponto de contato, oriente a quem estiver próximo para que se afaste pelo menos 10 metros desse ponto, dando passos curtos, arrastando os pés ou dando pequenos pulos com os pés juntos.
Com passos suficientemente curtos você irá minimizar a tensão de passo, o mesmo ocorrerá com os pequenos saltos com os pés juntos, porém uma queda nesse caso, será extremamente perigosa, pois poderá maximizar a tensão de passo ao tocar no solo simultaneamente com os pés e as mãos.
Decio Wertzner – março/2023