Caso você sofra um acidente de abalroamento de poste, ou queda de fio energizado sobre o seu carro, e o seu veículo apresente fumaça ou princípio de incêndio, é necessário que os ocupantes abandonem o veículo.
Sim, isso é verdade, mas calma vamos analisar a situação antes de realizar o abandono.
Um cabo de alta tensão pode ter caído sobre o veículo energizando sua estrutura, ou ainda, um ou mais cabos podem ter se soltado dos isoladores e estar em contato com o poste, e como o seu veículo estará em contato com o poste, a estrutura metálica do carro ficará energizada.
Você e os ocupantes não sentirão o choque elétrico dentro do veículo, pois encontram-se isolados pelos pneus, e mesmo que esses estourem, o efeito gaiola de Faraday da carroceria do veículo, ainda garantirá a segurança dos ocupantes.
Caso tente abandonar o veículo, ao tocar o solo, seu corpo permitirá a circulação de corrente elétrica entre a parte que estiver em contato com a carroceria energizada e seu pé, devido à tensão de contato.
Nesse caso o choque poderá ser fatal.
O que fazer então? Se puder esperar a chegada de socorro, ou o desligamento da rede elétrica, essa seria a melhor opção, mas nem sempre isso é possível, pois o veículo pode começar a pegar fogo.
A única maneira de se safar dessa situação é saltar do veículo sem tocar simultaneamente na carroceria e no solo. Em um veículo grande, isso até é relativamente fácil, mas em carros compactos é bastante complicado.
Bem, com cuidado (e muita ginastica), finalmente você consegue sair do carro sinistrado, e aí você pensa: Ufa finalmente livre!
Novamente tenho que dar más notícias – Não você ainda não está à salvo.
E a razão disso agora, é a tensão de passo:
Tensão de passo, é a tensão produzida por uma corrente que circula pela terra entre dois pontos separados pela distância correspondente à largura de um passo (para efeito de projeto, considera-se que o passo cobre uma distância de 1 m).
Mas calma, não entre em pânico, a maneira de escapar dessa vez é mais fácil: dê pequenos pulos com os pés juntos, afastando-se do ponto energizado em pelo menos 25 metros.
Não se aproxime mais do carro, e não deixe que ninguém o faça até que a companhia de energia elétrica assegure que o local está liberado.
Um último lembrete muito importante, se estiver com um animal de estimação, não deixe que ele sequer toque o solo, carregue-o no colo. A tensão de passo é implacável com os quadrupedes, pois, a corrente circulará entre as patas dianteiras e traseiras, provocando parada cardíaca e morte.