Indicados para serem utilizados em zonas 1 e 2 os equipamentos à Prova de Explosão, cujo símbolo IEC/ABNT é “Ex-d”  (“Explosion Proof” ou “Flame Proof”) são protegidos por invólucros suficientemente resistentes para não propagar uma explosão. Sua temperatura superficial não deve provocar a ignição de uma atmosfera explosiva.

A Norma IEC/ABNT IEC 60079.1 (NBR 5363) especifica os interstícios máximos entre as peças dos invólucros blindados (entre a tampa e a caixa, ou entre o eixo e o furo da tampa do invólucro de um comutador, por exemplo). Tais interstícios auxiliam no alívio da pressão interna ao invólucro, quando de uma explosão no interior deste. A largura e comprimento destes interstícios devem ser suficientes para que o gás se resfrie antes de alcançar o ambiente externo.

 

Equipamentos pressurizados símbolo IEC/ABNT “Ex-p”

Possuem invólucros com pressão interna superior à pressão atmosférica, de modo que se houver presença de mistura inflamável ao redor do equipamento, esta não entre em contato com partes que possam causar uma ignição, Norma IEC 60079.2 (NBR 5420).

Indicados para serem utilizados em zonas 1 e 2

Nesta técnica de proteção, o interior do invólucro é provido com um gás de proteção (ar ou gás inerte) de modo que a pressão seja superior à pressão externa, impedindo a penetração de qualquer produto inflamável na forma de gás ou vapor.

As aplicações mais comuns deste tipo de equipamento são nos sistemas de instrumentação; nos painéis de compressores de gases inflamáveis.

Nesse tipo de sistema deve existir uma supervisão constante da pressão no invólucro e acessórios, garantindo a proteção da área considerada.

 

Equipamentos de Segurança Intrínseca, símbolo IEC/ABNT “Ex-i”

Um circuito, dispositivo ou sistema é considerado como segurança intrínseca quando ele não é capaz de liberar energia suficiente para inflamar uma atmosfera explosiva quer seja em condições normais ou anormais de operação. Norma IEC 60079.11 (NBR 8447)

Categoria “ia” (ZONA 0)

Definição: “ia” – são projetados de tal forma que não são capazes de causar uma ignição em operação normal e mesmo com aplicação de duas falhas evidentes mais as falhas não evidentes;

 

 

Categoria “ib” (ZONA 1 e 2)

Definição: “ib” –são aqueles incapazes de causar uma ignição em operação normal e com a ocorrência de uma falha evidente mais a ocorrência de falhas não evidentes.

Obs: falha evidente é aquela que está em conformidade com os requisitos (regras de construção da norma IEC 60079-11) de construção básicos do tipo de proteção; e as falhas não evidentes são aquelas não em conformidade com essas regras.

No nosso próximo artigo falaremos sobre A   NR 10 e as Instalações em Áreas Classificadas

Decio Wertzner – outubro/2023

 

Leave a Comment