Devemos sempre identificar eventos com alto potencial de danos, utilizando ferramentas de análise de risco para propor medidas que contribuam para a prevenção, o controle e mitigação dos riscos encontrados. Metodologias para Desenvolvimento da Análise de Risco APR – Análise Preliminar de Riscos também conhecida como APP Análise Preliminar de Perigos What If (e –se)…
Saiba MaisAs principais exigências da NR-10 que impactam as áreas classificadas são: 1) 10.2.4. No prontuário das instalações: Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo: f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas; 2)…
Saiba MaisIndicados para serem utilizados em zonas 1 e 2 os equipamentos à Prova de Explosão, cujo símbolo IEC/ABNT é “Ex-d” (“Explosion Proof” ou “Flame Proof”) são protegidos por invólucros suficientemente resistentes para não propagar uma explosão. Sua temperatura superficial não deve provocar a ignição de uma atmosfera explosiva. A Norma IEC/ABNT IEC 60079.1 (NBR 5363)…
Saiba MaisPara falar sobre áreas classificadas precisamos antes definir o que é uma atmosfera explosiva, “Atmosfera Explosiva”: é a mistura com o ar de substância inflamáveis na forma de gás, vapor, névoa, poeira ou fibras na presença da qual, havendo uma fonte de ignição, a combustão se propaga através da mistura. Dessa forma, “Área Classificada” é…
Saiba MaisA Norma Regulamentadora n° 1 – cujo título é: “Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais”, estabelece os termos e as definições comuns à todas as NRs. Estabelece também os requisitos para o gerenciamento dos riscos e respectivas medidas de prevenção. Determina ainda quais são os direitos e deveres de trabalhadores e empregadores com relação…
Saiba MaisDefinição: Credibilidade – Característica de quem consegue ou conquista a confiança de alguém, qualidade do que é confiável. Nos dias atuais a credibilidade é uma característica extremamente valiosa justamente por ser raramente encontrada, seja nas instituições, nas pessoas, e principalmente nos dirigentes e governantes, que apesar disso, são os que mais dela necessitam. Dessa forma,…
Saiba MaisSabemos que um acidente nunca tem origem em apenas uma causa, mas em uma cadeia de eventos, que vão se acumulando, até que uma última falha propicie a ocorrência do acidente. Essa cadeia de eventos é constituída basicamente de dois grandes grupos de causas, tradicionalmente definidas como: falhas humanas e condições inseguras. Condições inseguras: são…
Saiba MaisFelizmente temos a nossa disposição várias técnicas para a identificação dos riscos presentes nas atividade de trabalho, por exemplo: Análise Preliminar De Risco – APR, Análise de Árvore de Falhas – AAF, Árvore de Causas – ADC, Análise de Modos de Falhas e Efeitos – FMEA, Estudo de Perigos e Operabilidade – HAZOP, Técnica de…
Saiba MaisO acidente se constitui no evento final de uma série de não conformidades ou variações dos componentes de um sistema sistema, ocorridas durante a realização de uma atividade pela vítima e sua equipe. No método de análise de acidentes através da árvore de causas, as variações ocorridas nos componentes do sistema são apresentadas graficamente na…
Saiba MaisTensão de passo é a tensão produzida por uma corrente que circula pela terra entre dois pontos separados pela distância correspondente à largura de um passo (considerada igual a 1 m). Ou seja, imaginem a descarga elétrica de um raio, ou a corrente resultante de um curto circuito fase-terra em uma subestação, essa corrente irá…
Saiba Mais